sábado, 9 de março de 2013

Dicas do Fracalossi III - Como aproveitar os intervalos picados do seu dia!


Dicas do Fracalossi III - Como aproveitar os intervalos picados do seu dia!



Olá meu amigos concurseiros, tudo bem?

Dando continuidade às nossas dicas de estudo, hoje eu escrevo sobre como aproveitar seus períodos “picados” durante o dia para estudar.

O que são esses períodos picados? São aqueles momentos em que você está no trânsito, seja no carro, ônibus ou metrô. Ou quando você está em um consultório de médico ou de dentista esperando a consulta. Quando você está viajando, em saguão de aeroporto etc.

Como eu disse para vocês em artigo anterior, quando a gente trabalha, tem que aproveitar ao máximo todo o tempo disponível para poder estudar ou revisar algum ponto da matéria. Isso nos ajuda a tirar um pouco da vantagem em relação aos concorrentes que não trabalham.

Eu sugiro que nos momentos “picados” do dia, vocês façam revisões ao invés de aprenderem matéria nova. Eu digo isso porque geralmente esses momentos não envolvem 100% da nossa atenção. São momentos compartilhados com alguma outra atividade, como prestar atenção no trânsito, barulho de outras pessoas etc.

Aconselho também que vocês façam exercícios. Só não sugiro que tentem aprender conteúdo novo, pois ele poderá não se consolidar totalmente em seu cérebro. E vocês terão a tendência de achar que aquele conteúdo já foi estudado, e que poderão passar para outro tópico, ficando uma lacuna importante em seu estudo.

Resumindo: nos momentos picados do dia, tentem revisar a matéria ou fazer exercícios.

Eu vou contar aqui alguns casos práticos vividos por mim. Aconselho que vocês tentem adaptá-los à rotina de vocês, ok?

1 - Eu sou de Goiânia, mas moro em Brasília desde 2006. Como minha família e minha noiva são de Goiânia, eu faço essa viagem praticamente todos os finais de semana há quase 7 anos. A distância entre as duas cidades é de mais ou menos 200 km, e a viagem dura aproximadamente 2,5 horas.

Eu vou na sexta-feira após o trabalho, e volto no domingo à noite. O meu tempo já era extremamente curto para estudar, e essas viagens me tomavam mais dele ainda, já que eu não podia estudar na sexta e no domingo à noite. Isso estava me deixando estressado, então eu decidi transformar vídeo-aulas para arquivo MP3. Gravei uns 10 CD´s com os aúdios das vídeo-aulas de diversas matérias. 

Eu parei de ouvir música no carro. Só ouvia vídeo-aulas. Eram 5 horas a mais de estudo por semana. Essa atitude, além do efeito prático, surgiu um bom efeito psicológico também, já que eu parei de achar que aquele tempo era perdido.

Eu gostei tanto desse método, que até parei de dar carona para amigos meus que moravam em Goiânia também, kkkkk, já que, quando eles estavam no carro, eu conversava durante a viagem e não podia estudar.

É pessoal, a gente fica meio anti-social quando está estudando, mas te garanto que isso vai mudar quando você passar, hehehe!

2 – Quando eu ia a uma consulta médica ou odontológica, ou estava esperando para pegar avião ou ônibus, sempre levava minhas fichas de resumo, em papel de formulário contínuo, dividido ao meio.

Eu fazia um bloco, numerava e prendia com clips. Ficava muito fácil de manusear. Aconselho que vocês façam seus resumos dessa forma, em vez de usar cadernos, já que as fichas podem ser carregadas para todos os lugares.

Quem vai ao médico sabe que horário marcado é horário descumprido (eu acho um enorme desrespeito ao paciente, mas isso não vem ao caso). Então, para não perder esse tempo, eu ficava revendo os meus resumos, e servia para passar o tempo mais rápido.

3 – Quando eu estava parado no trânsito, em algum engarrafamento, ou mesmo no ônibus ou metrô, comecei a resolver exercícios pelo celular. Eu comprei a licença de um site de exercícios online, e os resolvia pelo celular nesses locais. Geralmente, fazia isso em momentos de deslocamento curtos, já que não era uma boa hora para se ler resumos ou ouvir vídeo-aulas, já que a atenção era mais reduzida.

Bom pessoal, o que eu quis dizer com esse artigo é que vocês devem aproveitar ao máximo o tempo de vocês para tentar aprender algo a mais.

Eu te garanto que no final isso faz diferença, já que uma ou duas questões podem te tirar ou te colocar dentro das vagas de um concurso.

É isso! Um grande abraço e até as nossas próximas dicas.

Prof. Bruno Fracalossi
brunofracalossi@pontodosconcursos.com.br

2 comentários:

  1. Adorei a dica, eu costumava estudar assim quando prestava vestibular e agora estudando para área fiscal, pretendo retomar, confesso que havia esquecido que eu já conhecia esse método! Parabéns pela página!

    ResponderExcluir
  2. Amei o blog.... E amei as dicas tb, eu sempre tenho uma apostila pra ler dentro do ônibus, e agora que a autorização do BACEN saiu, tô estudando e todo mundo fala q to anti social mesmo.... mas sei que isso é passageiro! Obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir