segunda-feira, 18 de março de 2013

Dicas do Fracalossi IV - Estudar em casa ou em biblioteca?

Dicas do Fracalossi V - Estudar em casa ou em biblioteca?



Olá pessoal!

Dando continuidade aos nossos artigos sobre metodologias de estudo, falarei hoje sobre as minhas experiências de estudo em casa e em biblioteca.

Muitas pessoas sempre me questionaram se eu preferia estudar em casa ou fora dela.

Com certeza, fora de casa.

Ué professor, mas por quê?

Esta pergunta é simples de se responder: porque em casa nós temos muitas outras atividades ao nosso alcance, o que atrapalha o nosso rendimento. Além disso, há muitos problemas em se estudar em casa.

O primeiro deles, e para mim o principal, é o barulho. Não digo só o barulho de fora de casa, mas principalmente o barulho feito por nossos familiares. Barulho para estudar sempre me incomodou demais. Eu sou daqueles que se incomoda até com o barulho de caneta caindo.

Eu acho tão cansativo estudar para concursos, que eu tinha que ter o máximo de silêncio para conseguir me concentrar. Quando eu comecei meus estudos, tentei estudar em casa. Na primeira semana já vi que teria problemas, já que, apesar de não ter barulho na minha rua, o barulho dentro da casa dos meus pais me atrapalhava bastante.

Tentei ligar ventilador, coloquei colchão na porta, comprei protetor de ouvido, fiz de tudo, mas não adiantou nada. 

Goiânia tem um sério problema de espaço de estudo. Lá há poucas bibliotecas, e as que existem são ruins. A minha sorte foi que meu pai tinha um escritório perto da casa deles. E ele trabalhava lá somente em horário comercial. Eu comecei a ir para lá à noite e nos fins de semana. Lá era silêncio total, e dava para eu me concentrar bem. O problema era quando começava obras de reforma no prédio...

Quando eu passei na RFB, me mudei para Brasília. Em BSB é outro esquema. Temos bibliotecas a cada esquina (apesar de BSB ter poucas esquinas). Durante a semana eu estudava da seguinte forma:

Manhã (6:30 às 7:30): em casa, já que eu já morava sozinho;

Tarde (12:30 às 14:00) biblioteca perto da RFB. Há várias no Setor de Autarquias Sul. As melhores são as do Banco Central, Conselho Federal de Contabilidade e Conselho Federal da OAB.

Noite: Biblioteca da UNB ou Biblioteca Nacional.

O estudo em biblioteca é muito mais chato e desconfortável, mas ele rende muito mais. Você não tem mais o que fazer a não ser estudar. Eu evitava até de configurar a Internet em meu notebook para não perder tempo olhando besteiras. Um conselho que eu dou também é, apesar de soar meio estranho, evitar de fazer amizades na biblioteca quando você possui muito pouco tempo de estudo.

No meu caso, eu tinha no máximo duas horas de estudo por período. Se eu ficasse conversando, perdia no mínimo meia-hora, e para mim não dava (apesar disso, ainda fiz muitos bons amigos na biblioteca do Banco Central).

Nesses lugares a conversa flui, pois todo mundo está na mesma situação que a sua, rsss!

Outra vantagem do estudo em biblioteca é o fato de que você cria contato visual com as demais pessoas estudando sem parar. Isso traz incentivo para você se dedicar. São todos concorrentes, e isso gera um efeito psicológico motivador.

Resumindo: se você ainda não sabe direito onde estudar, tente sair de casa e estudar em alguma biblioteca ou sala de estudo de cursinho que seja silenciosa. Isso fará o seu rendimento aumentar muito.

Mas esse era o meu método, ok? Tente achar o que mais encaixa para você.

Abaixo, eu cito algumas excelentes bibliotecas aqui em Brasília, e que são (ou eram) abertas ao público:

Banco Central do Brasil

Conselho Federal de Contabilidade

Conselho Federal da OAB

Superior Tribunal de Justiça

Tribunal Superior do Trabalho

Tribunal Superior Eleitoral

Procuradoria-Geral da República

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas do DF

Senado Federal

Palácio da Justiça

Tribunal Regional Federal

Biblioteca Nacional de Brasília

Biblioteca da UNB

Biblioteca do CEUB

Biblioteca da UCB

Biblioteca da ESAF

Biblioteca da ENAP

Biblioteca da LBV
Um abraço, e até a próxima dica de estudo.

Prof. Bruno Fracalossi

Um comentário: