quarta-feira, 27 de março de 2013

Dicas do Fracalossi V - Como estudar sem edital publicado?


Olá meus amigos de batalha, tudo em paz?

Atendendo a alguns pedidos, hoje eu falarei sobre como manter a motivação e conseguir estudar sem edital publicado.

É bem complicado você ter sangue frio e se manter focado em um certame sem perspectivas de publicação de edital. Mas há vários períodos assim. Geralmente, os melhores concursos federais, com poucas exceções, saem todos juntos, dificultando as nossas escolhas.

Quem nunca passou pela situação de ficar estudando um grande período sem edital, e quando sai um, saem todos, rsss! É pra ficar doido né!

Conforme minha experiência com estudos, já reparei que os editais dos principais concursos do Poder Executivo Federal, e que possuem maior número de vagas e mais gente focada, como Receita e Polícia Federal, AFT, CGU, STN, MDIC, MPOG, BACEN, SUSEP e CVM saem no segundo e terceiro ano de mandato de um governo.

Sempre é assim: no primeiro ano e no 2º semestre do último ano de governo, os editais desaparecem. Nesse período, muitos concurseiros desistem de estudar. Eu digo a vocês que esse período sem concursos (como aconteceu no 2º semestre de 2010 e em todo o 2011, e como deve ocorrer no 2º semetre de 2014 e em 2015) define muitos dos futuros aprovados. Quem continua firme nesse período, e consegue consolidar as matérias da espinha dorsal da sua área foco, aproveita todos os editais parecidos quando eles saem todos juntos.

Como fazer então, professor?

Não desanime! É um momento muito difícil. Você vai ser cobrado de todos os lados. Muitos vão falar para você desistir! Que a máquina pública está inchada! Que os concursos vão acabar! Que o Brasil vai virar uma Grécia e que todos os servidores serão mandados embora! Que o país não consegue pagar esse monte de sanguessuga! Que você deve procurar emprego em vez de perder tempo estudando, e blá, blá, blá!

Não dê ouvidos! A maioria dessas pessoas está, na verdade, tentando te desanimar, porque está preocupadíssima com o fato de que você tem grandes chances de passar em um concurso top, e ela vai ficar na mesma! Existem 10 milhões de pessoas prestando concursos públicos hoje no país. Quase todo mundo que eu e você conhecemos quer ser servidor público dessas carreiras, porque elas são muito boas. Você trabalhará em uma atividade interessante, necessária ao país, com boa remuneração e estabilidade. Que mal há nisso? 

Use essa tentativa de desestabilização como motivação, meu amigo(a)! Internalize isso em força de estudo, porque nada disso que eu já ouvi inúmeras vezes vai acontecer. Sabe por quê? Porque as carreiras que eu citei acima são carreiras típicas de Estado, essenciais ao nosso país, e que sempre vão se manter no topo salarial, e sempre serão valorizadas pelo Governo!

Faça o seguinte: liste as matérias que formam a espinha dorsal da sua área-foco. Estude só elas. Mas estude com gosto de gás! Decore a teoria e resolva inúmeros exercícios. Faça seus resumos e revise-os. Quando acabar, comece tudo de novo.

Quando você achar que estiver muito bem nas matérias básicas do seu foco, vai surgir uma vozinha do mal na sua cabeça (brincadeira, hein pessoal, rsss!) sugerindo que você estude TODAS as matérias do edital anterior do concurso no qual você está focado. Não dê ouvidos a essa maldade! Não estude matérias esporádicas, que entram e saem no seu concurso-foco. Não compensa. Eu fiz isso quando estudava para o AFRFB de 2009 e me dei mal! Estudei Informática, Direito Internacional, Economia etc. Quando saiu o edital de 2009, mudou tudo.

Quem estudava somente as matérias básicas se deu bem, porque quando saiu o edital, já dominava a espinha-dorsal, e precisou estudar somente os conteúdos novos, sem ter perdido tempo com assuntos que saíram do concurso.

Então, caro aluno, quando você acabar de estudar a espinha-dorsal, comece a revisá-la. Não estude matéria esporádica, ok?

Vou citar exemplos de espinha-dorsal das principais áreas de concursos: 

Área de Controle, Gestão e Econômica:Concursos principais: CGU/TCU, STN, MPOG, BACEN, CVM, SUSEP.

Espinha-Dorsal – português, inglês, administração pública/ciência política, raciocínio lógico, direito constitucional, direito administrativo, economia, auditoria governamental, afo e contabilidade pública.

Área Fiscal:Concursos principais: Auditor e Analista da RFB, Auditor dos Estados e Municípios.

Espinha-Dorsal: português, inglês, raciocínio lógico, administração pública, direito administrativo/constitucional/tributário e contabilidade.

Se o seu foco for Receita Federal, acrescente direito previdenciário e comércio internacional.

Se o seu foco for Receita Estadual e Municipal, acrescente legislação tributária.

Analista e Técnico Administrativo de Tribunais e MP´s:Concursos principais: TST e TRT´s, TSE e TRE´s, STJ, STF, MPU e TJDFT.

Espinha-Dorsal: português, inglês, informática, direito constitucional, direito administrativo, administração geral/pública e afo.

Se o seu foco for TRE, acrescente direito eleitoral.

Se o seu foco for TRT, acrescente direito do trabalho.
Analista e Técnico Administrativo de Agências Reguladoras e correlatos:
Concursos principais: ANATEL, ANP, ANEEL, ANTT, ANTAQ, ANVISA, ANAC, ANA, ANCINE, PREVIC, DNPM.
Espinha-Dorsal: português, inglês, raciocínio lógico, direito constitucional, direito administrativo, administração geral/pública e afo.

Área policial:Concursos principais: Agente e Escrivão das Polícias Federal e Civil, Agente da Polícia Rodoviária Federal.

Espinha-Dorsal: português, inglês, informática, raciocínio-lógico, direito penal e processual penal, direito civil, contabilidade, economia e administração.

Quando sair o edital do seu concurso, você somente revisará essas matérias, conseguindo uma pontuação excelente nelas, e garantindo a aprovação com o estudo das matérias novas após a publicação do edital do concurso.

Não citei aqui outros grandes concursos como os das áreas fins das AGÊNCIAS REGULADORAS e da ABIN, AFT, IPEA, DIPLOMATA, SENADO E CÂMARA porque eles são bem peculiares, e envolvem conteúdos específicos. Já o concurso de ACE/MDIC é uma mistura das áreas Fiscal e Econômica, apesar do cargo fazer parte do Ciclo de Gestão Federal.

Um grande abraço e até a próxima.

Prof. Bruno Fracalossi

segunda-feira, 18 de março de 2013

Dicas do Fracalossi IV - Estudar em casa ou em biblioteca?

Dicas do Fracalossi V - Estudar em casa ou em biblioteca?



Olá pessoal!

Dando continuidade aos nossos artigos sobre metodologias de estudo, falarei hoje sobre as minhas experiências de estudo em casa e em biblioteca.

Muitas pessoas sempre me questionaram se eu preferia estudar em casa ou fora dela.

Com certeza, fora de casa.

Ué professor, mas por quê?

Esta pergunta é simples de se responder: porque em casa nós temos muitas outras atividades ao nosso alcance, o que atrapalha o nosso rendimento. Além disso, há muitos problemas em se estudar em casa.

O primeiro deles, e para mim o principal, é o barulho. Não digo só o barulho de fora de casa, mas principalmente o barulho feito por nossos familiares. Barulho para estudar sempre me incomodou demais. Eu sou daqueles que se incomoda até com o barulho de caneta caindo.

Eu acho tão cansativo estudar para concursos, que eu tinha que ter o máximo de silêncio para conseguir me concentrar. Quando eu comecei meus estudos, tentei estudar em casa. Na primeira semana já vi que teria problemas, já que, apesar de não ter barulho na minha rua, o barulho dentro da casa dos meus pais me atrapalhava bastante.

Tentei ligar ventilador, coloquei colchão na porta, comprei protetor de ouvido, fiz de tudo, mas não adiantou nada. 

Goiânia tem um sério problema de espaço de estudo. Lá há poucas bibliotecas, e as que existem são ruins. A minha sorte foi que meu pai tinha um escritório perto da casa deles. E ele trabalhava lá somente em horário comercial. Eu comecei a ir para lá à noite e nos fins de semana. Lá era silêncio total, e dava para eu me concentrar bem. O problema era quando começava obras de reforma no prédio...

Quando eu passei na RFB, me mudei para Brasília. Em BSB é outro esquema. Temos bibliotecas a cada esquina (apesar de BSB ter poucas esquinas). Durante a semana eu estudava da seguinte forma:

Manhã (6:30 às 7:30): em casa, já que eu já morava sozinho;

Tarde (12:30 às 14:00) biblioteca perto da RFB. Há várias no Setor de Autarquias Sul. As melhores são as do Banco Central, Conselho Federal de Contabilidade e Conselho Federal da OAB.

Noite: Biblioteca da UNB ou Biblioteca Nacional.

O estudo em biblioteca é muito mais chato e desconfortável, mas ele rende muito mais. Você não tem mais o que fazer a não ser estudar. Eu evitava até de configurar a Internet em meu notebook para não perder tempo olhando besteiras. Um conselho que eu dou também é, apesar de soar meio estranho, evitar de fazer amizades na biblioteca quando você possui muito pouco tempo de estudo.

No meu caso, eu tinha no máximo duas horas de estudo por período. Se eu ficasse conversando, perdia no mínimo meia-hora, e para mim não dava (apesar disso, ainda fiz muitos bons amigos na biblioteca do Banco Central).

Nesses lugares a conversa flui, pois todo mundo está na mesma situação que a sua, rsss!

Outra vantagem do estudo em biblioteca é o fato de que você cria contato visual com as demais pessoas estudando sem parar. Isso traz incentivo para você se dedicar. São todos concorrentes, e isso gera um efeito psicológico motivador.

Resumindo: se você ainda não sabe direito onde estudar, tente sair de casa e estudar em alguma biblioteca ou sala de estudo de cursinho que seja silenciosa. Isso fará o seu rendimento aumentar muito.

Mas esse era o meu método, ok? Tente achar o que mais encaixa para você.

Abaixo, eu cito algumas excelentes bibliotecas aqui em Brasília, e que são (ou eram) abertas ao público:

Banco Central do Brasil

Conselho Federal de Contabilidade

Conselho Federal da OAB

Superior Tribunal de Justiça

Tribunal Superior do Trabalho

Tribunal Superior Eleitoral

Procuradoria-Geral da República

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas do DF

Senado Federal

Palácio da Justiça

Tribunal Regional Federal

Biblioteca Nacional de Brasília

Biblioteca da UNB

Biblioteca do CEUB

Biblioteca da UCB

Biblioteca da ESAF

Biblioteca da ENAP

Biblioteca da LBV
Um abraço, e até a próxima dica de estudo.

Prof. Bruno Fracalossi

sábado, 9 de março de 2013

Dicas do Fracalossi III - Como aproveitar os intervalos picados do seu dia!


Dicas do Fracalossi III - Como aproveitar os intervalos picados do seu dia!



Olá meu amigos concurseiros, tudo bem?

Dando continuidade às nossas dicas de estudo, hoje eu escrevo sobre como aproveitar seus períodos “picados” durante o dia para estudar.

O que são esses períodos picados? São aqueles momentos em que você está no trânsito, seja no carro, ônibus ou metrô. Ou quando você está em um consultório de médico ou de dentista esperando a consulta. Quando você está viajando, em saguão de aeroporto etc.

Como eu disse para vocês em artigo anterior, quando a gente trabalha, tem que aproveitar ao máximo todo o tempo disponível para poder estudar ou revisar algum ponto da matéria. Isso nos ajuda a tirar um pouco da vantagem em relação aos concorrentes que não trabalham.

Eu sugiro que nos momentos “picados” do dia, vocês façam revisões ao invés de aprenderem matéria nova. Eu digo isso porque geralmente esses momentos não envolvem 100% da nossa atenção. São momentos compartilhados com alguma outra atividade, como prestar atenção no trânsito, barulho de outras pessoas etc.

Aconselho também que vocês façam exercícios. Só não sugiro que tentem aprender conteúdo novo, pois ele poderá não se consolidar totalmente em seu cérebro. E vocês terão a tendência de achar que aquele conteúdo já foi estudado, e que poderão passar para outro tópico, ficando uma lacuna importante em seu estudo.

Resumindo: nos momentos picados do dia, tentem revisar a matéria ou fazer exercícios.

Eu vou contar aqui alguns casos práticos vividos por mim. Aconselho que vocês tentem adaptá-los à rotina de vocês, ok?

1 - Eu sou de Goiânia, mas moro em Brasília desde 2006. Como minha família e minha noiva são de Goiânia, eu faço essa viagem praticamente todos os finais de semana há quase 7 anos. A distância entre as duas cidades é de mais ou menos 200 km, e a viagem dura aproximadamente 2,5 horas.

Eu vou na sexta-feira após o trabalho, e volto no domingo à noite. O meu tempo já era extremamente curto para estudar, e essas viagens me tomavam mais dele ainda, já que eu não podia estudar na sexta e no domingo à noite. Isso estava me deixando estressado, então eu decidi transformar vídeo-aulas para arquivo MP3. Gravei uns 10 CD´s com os aúdios das vídeo-aulas de diversas matérias. 

Eu parei de ouvir música no carro. Só ouvia vídeo-aulas. Eram 5 horas a mais de estudo por semana. Essa atitude, além do efeito prático, surgiu um bom efeito psicológico também, já que eu parei de achar que aquele tempo era perdido.

Eu gostei tanto desse método, que até parei de dar carona para amigos meus que moravam em Goiânia também, kkkkk, já que, quando eles estavam no carro, eu conversava durante a viagem e não podia estudar.

É pessoal, a gente fica meio anti-social quando está estudando, mas te garanto que isso vai mudar quando você passar, hehehe!

2 – Quando eu ia a uma consulta médica ou odontológica, ou estava esperando para pegar avião ou ônibus, sempre levava minhas fichas de resumo, em papel de formulário contínuo, dividido ao meio.

Eu fazia um bloco, numerava e prendia com clips. Ficava muito fácil de manusear. Aconselho que vocês façam seus resumos dessa forma, em vez de usar cadernos, já que as fichas podem ser carregadas para todos os lugares.

Quem vai ao médico sabe que horário marcado é horário descumprido (eu acho um enorme desrespeito ao paciente, mas isso não vem ao caso). Então, para não perder esse tempo, eu ficava revendo os meus resumos, e servia para passar o tempo mais rápido.

3 – Quando eu estava parado no trânsito, em algum engarrafamento, ou mesmo no ônibus ou metrô, comecei a resolver exercícios pelo celular. Eu comprei a licença de um site de exercícios online, e os resolvia pelo celular nesses locais. Geralmente, fazia isso em momentos de deslocamento curtos, já que não era uma boa hora para se ler resumos ou ouvir vídeo-aulas, já que a atenção era mais reduzida.

Bom pessoal, o que eu quis dizer com esse artigo é que vocês devem aproveitar ao máximo o tempo de vocês para tentar aprender algo a mais.

Eu te garanto que no final isso faz diferença, já que uma ou duas questões podem te tirar ou te colocar dentro das vagas de um concurso.

É isso! Um grande abraço e até as nossas próximas dicas.

Prof. Bruno Fracalossi
brunofracalossi@pontodosconcursos.com.br

segunda-feira, 4 de março de 2013

Dicas do Fracalossi II - Comparação entre métodos para se revisar a matéria!

Olá pessoal, tudo em paz com vocês?

Continuando os meus artigos sobre tentativas de melhorias em seus procedimentos de estudo, hoje eu escrevo sobre técnicas de revisão da matéria.

Sei que cada pessoa possui um método próprio de resumir a matéria, mas, no meu longo período de estudos, testei três métodos diferentes. Todos eles possuem vantagens e desvantagens. Vou tentar explicá-los e expressar aquele que eu achei melhor.

1º - Métodos das fichas esquematizadas
Após eu passar para ATRFB, comecei a estudar para AFRFB. Eu li um livro de técnicas de estudo do Alex Viegas. Adaptando os conselhos dele, eu comprei uma caixa de formulários contínuos, daqueles de impressão de relatórios antigos de contabilidade através de impressora matricial. Eu dividia cada folha na metade, e comprei aquelas canetinhas coloridas para escrever e facilitar a aprendizagem. Quando eu chegava na biblioteca, espalhava aquele monte de canetinhas na mesa. O pessoal ficava olhando pra mim sem entender o que era aquilo, kkkk. Acho que eles pensavam que eu ia fazer algum trabalho de artes da escola, kkkkk. 

Fiquei três anos fazendo fichas esquematizadas. O método é até bom. O problema é que você tem que saber usá-lo da forma correta.

Eu cheguei a produzir mais de 30 blocos com 100 fichas cada, o que resultou em mais de 3.000 fichas de estudo. A consequência lógica foi a impossibilidade de se fazer uma revisão adequada da matéria. Achei que esse método acabou me prejudicando, já que ficou impossível revisar todas as fichas constantemente, além do conteúdo das primeiras fichas ter ficado defasado.

Em cada bloco, havia assunto de todas as matérias, então, ao ler cada um, eu revisava a matéria toda.

Eu tentava ler um bloco de fichas ao final de cada dia ou no início do outro.

Vantagens do método das Fichas: 
1 - Todo o conteúdo do certame estava presente nas fichas.

2 – Todas as fichas eram esquematizadas, o que facilitava o aprendizado.

Desvantagens do método das Fichas:
1 – Muitas fichas, trazendo dificuldades para efetuar uma revisão periódica;

2 – O conteúdo acabou ficando defasado em razão das novidades nos assuntos.

3 – Esse método com fichas, relativas a várias matérias diferentes em cada bloco, acaba atrapalhando um pouco a leitura de revisão se você quiser incluir algum concurso com matérias diferente em seu foco.

2º - Método do resumo
Achei que o método das fichas tinha me prejudicado na reprovação no AFRFB/2009. Resolvi mudar para o método do resumo corrido, de cada matéria, mas ainda usando as fichas de formulário contínuo.

Só que agora eu fazia um bloco de fichas com resumo corrido, em caneta normal mesmo, e só de uma matéria, ou seja, eu tinha um bloco resumido de Ciência Política, um bloco resumido de Economia, um bloco resumido de Direito Constitucional etc.

Achei que esse método foi bem mais proveitoso. Ele ficou mais fácil de ser atualizado com novidades, mais rápido de se produzir e de se ler. Sinceramente, achei muito melhor deixar cada bloco com uma matéria só. Aquela técnica de embaralhar as matérias em um bloco de ficha não funcionou para mim. Isso acabava confundindo um pouco o meu estudo. Com esse método do resumo ficava mais fácil, já que eu podia revisar somente o bloco da matéria se quisesse incluir um concurso novo no meu foco. Isso aconteceu comigo no TCU de 2011 e me ajudou muito.

Vantagens do método do resumo:
1 – Mais rápido de fazer do que as fichas;

2 – Maior flexibilidade para se fazer as revisões;

3 – Possibilita maior constância na revisão;

4 – Após se ler a teoria e fazer todo o resumo, eu não precisava reler. Só lia os meus resumos e estudava exercícios comentados.

Desvantagens do método do resumo:
1 – Perde-se um bom tempo elaborando os resumos.

3º - Método do destaque com caneta hidrográfica
Testei esse método também, e o achei muito bom. Ele é rápido e te possibilita uma revisão bem objetiva. O problema dele é que você já tem que ter estudado a matéria antes e já ter resolvido vários exercícios. O motivo é porque você tem que saber aquilo que será destacado no livro, se não você acaba destacando muitos trechos irrelevantes e o método torna-se inadequado.

Eu fazia assim: lia um capítulo do livro ou do PDF e destacava as partes que eu julgava ser mais importantes com caneta hidrográfica amarela. Ao final do capítulo 1, eu relia os trechos destacados, fazia os exercícios comentados e partia para o capítulo 2. Ao final de ler e destacar o capítulo 2, eu relia os trechos marcados do capítulo 1, do capítulo 2 e fazia os exercícios do 2, e assim por diante.

Achei esse método muito bom, rápido e eficiente, além de me manter com a matéria constantemente fresca na cabeça. Esse foi o método que eu mais achei interessante, mas não foi o que eu mais usei.

Vantagens do método do destaque:
1 – Rapidez para se produzir;

2 – Rapidez para se fazer a revisão;

3 – Manutenção do conteúdo na mente.

Desvantagens do método do destaque:
1 – Tem que saber o que marcar, já que o método deve ter objetividade.

Resumindo:
O método que eu mais usei foi o segundo, e o que me foi mais útil, apesar de eu achar o terceiro o melhor. O pior mesmo, na minha opinião, foi o das fichas, mas acho que foi porque eu não soube usá-lo adequadamente. 

Isso mostra que você tem que testar todos e se adaptar da melhor forma possível.

É isso aí, pessoal!

Depois eu volto com outras boas dicas para vocês.

Um grande abraço!

Prof. Bruno Fracalossi

sábado, 2 de março de 2013

Dicas do Fracalossi - Dicas de otimização de tempo para os concurseiros que estudam e trabalham!


DICAS DO FRACALOSSI I - Dicas de otimização de tempo para os concurseiros que estudam e trabalham!

Olá pessoal, tudo bem?

Complementando um dos meus artigos anteriores sobre como estudar para os concursos da área de Economia/Controle e Gestão, hoje eu escrevo para dar algumas dicas de como usufruir ao máximo o seu tempo disponível de estudo.

Eu fui aprovado nos concursos de ATRFB e AFC/CGU sempre trabalhando e estudando.

O segredo, na minha opinião, é ter disciplina e foco naquilo que você deseja e que você acha que mudará a sua vida. Em razão disso, sempre aproveitei totalmente o tempo livre que eu tinha para estudar.

Uma das dicas que eu dou hoje é o de dividir o estudo durante os três períodos diários. 

Suponha que você seja um guerreiro sofredor, assim como eu sempre fui, e disponha de 4 horas diárias de estudo. Não adianta reclamar ou ficar pensando como aquela hiena do desenho. 

-Que hiena, professor Bruno?

-Não se lembra? Leia abaixo, então:

Desenho Lippy & Hardy – “Oh céus! Oh vida! Oh azar!" 

Esse desenho é mais um dos clássicos da Hanna Barbera. Os personagens principais são o leão Lippy e a hiena Hardy. Lippy sempre bolava planos mirabolantes para os dois se darem bem, mas Hardy, com todo o seu pessimismo, nunca acreditava que teriam sucesso. Nessas horas que ele dizia a famosa frase: "Oh céus! Oh vida! Oh azar! Isto não vai dar certo!”

Pois é, meus amigos, se você tem somente 4 horas disponíveis de estudo por dia, você vai passar em um concurso top com somente 4 horas por dia, ué!

Comigo foi assim, por que com você não seria também?

Concurso público é 20% de inteligência + 20% de motivação + 60% de GARRA!!!

Eu conheço inúmeros amigos meus que sempre se gabavam de ser inteligentes, que tiravam notas melhores que as minhas na faculdade, na escola, mas que estão em empregos muito piores que o meu.

E por que isso? Porque inteligência sozinha não define nada. Ela pode ser um diferencial quando a pessoa tem garra. Isso é o principal em uma jornada como a nossa.

Voltando ao nosso tema de hoje, te dou uma dica que acredito ser muito interessante, e que foi essencial para as minhas aprovações:

DIVIDA O SEU DIA!! ISSO MESMO, MEUS AMIGOS! DIVIDAM O SEU DIA!!

Essa dica vale para o aluno que está em desvantagem, pois trabalha e estuda, ok?

Muitas vezes, esse aluno estuda até com mais afinco do que aquele que fica o dia todo por conta.

Faça assim: pegue as suas 4 horas e não as estude todas à noite. Isso não é proveitoso. No período noturno, você já está cansado. Eu nunca rendi nada à noite. O meu estudo líquido na parte noturna sempre foi de no máximo uma hora e meia.

Divida assim o seu tempo, marcado no relógio:

Manhã
Se você entra às 8:00 horas no trabalho, tente acordar às 6:00 horas da manhã (se tiver muito trânsito em sua cidade, terá que acordar mais cedo, ok?). 

A primeira coisa a fazer é tomar uma colher de guaraná em pó, em jejum (funciona que é uma beleza, você vai ficar zerado de sono. Só que se você tiver algum problema de saúde, não tome não, tá?). Minha noiva já deixa o pó de guaraná e um copo de água ao lado da cama. Quando ela acorda, já toma antes de levantar. Mas lembre-se: tem que ser em jejum!

Tome um banho rápido, de 5 minutos. 

Compre cereais como Neston, Sucrilhos, o que você preferir. Encha um pote com leite e leve para sua mesa de estudos. Você tomará o seu café da manhã estudando (e fica em forma também, porque cereais de manhã faz bem para a saúde, rss).

Você tem que estar em sua mesa de estudos, com tudo aberto, até às 6:25 (eu não estou inventando isso não, pessoal. Eu seguia à risca esses horários, praticamente em regime militar. Por que motivo você acha que tantos militares passam em concursos? Pela alta disciplina que eles possuem). Estude até às 7:25. Troque de roupa o mais rápido que você conseguir, e vá para o trabalho.

Tarde
Por incrível que pareça, o meu horário preferido de estudo sempre foi após o almoço. Incrível isso né, mas eu meacostumei a estudar depois do almoço durante todo o meu período de concurseiro, sem tirar um dia sequer. Antigamente, eu sempre tirava um cochilo depois do almoço, mas quando comecei a estudar para concursos, botei na minha cabeça que não teria mais sono após a refeição, e deu certo.

O seu corpo é mantido e regulado pela sua mente. Isso é comprovado cientificamente. E o nosso corpo se acostuma com tudo aquilo que nós impomos a ele. Ponha na cabeça que você não tem sono depois do almoço e vá estudar. Todos os dias, ok? No começo será difícil, você vai desmaiar de sono, mas te garanto que em dois meses de esforço, você já estará acostumado. 

Em Brasília, milhares de concurseiros estudam após o almoço, por que você não conseguiria? As bibliotecas daqui ficam abarrotadas entre 12:30 e 14:00 horas. Estudar para concursos é chato mesmo! É muita privação! Mas se você tiver força de vontade e for determinado, não ficará reclamando. Você se adaptará ao que for necessário e conseguirá atingir o seu objetivo.

Voltando ao nosso cronograma: Almoce sozinho, ok? É isso mesmo. Eu já dispensei vários amigos meus na hora do almoço. Sempre inventava alguma desculpa e saía 5 minutos mais cedo para almoçar sozinho. Eu sempre ganhei uns 15 minutos de tempo dessa forma (quando o seu tempo é curto, 15 minutos podem fazer a diferença). Faça uma refeição saudável e leve (ajuda a não ter sono após o almoço) em 20, 25 minutos no máximo.

Vá para alguma biblioteca perto do seu trabalho, ou para algum lugar silencioso, e estude das 12:30 às 14:00 horas (deixe para escovar os dentes quando você voltar, ok? É sério isso, rsss!).

Já foram 2 horas e 30 minutos de estudo líquido e ainda estamos às 14:00 horas.

Noite
Supondo que você saia do trabalho às 18:00 horas, e chegue em casa às 19:00, tente dar uma caminhada de meia hora perto de sua casa, ou compre uma esteira. (se não der pessoal, faça exercícios somente no final de semana. O exercício físico é essencial, mas se não tiver tempo, não faça, fazer o quê?).

Coma algo leve, tome um banho e tente estar em sua mesa de estudos até às 20:30 no máximo. Estude até às 22:00. Após, veja um pouco de televisão, aproveite um pouco os seus familiares e às 23:00 horas, cama, já que você terá que acordar às 6:00 horas do dia seguinte, e retomar a rotina.

Acredito que usando essa forma de estudar, você retém o conteúdo de forma muito melhor do que chegar em casa após um dia exaustivo de trabalho, e tentar estudar das 20:00 até às 24:00 horas.

Comigo funcionou. Eu tinha uma meta de estudar entre 32 e 35 horas líquidas semanais. Fui aprovado nos concursos de Analista da Receita Federal e Analista da CGU, ambos de ponta e muito concorridos.

É pessoal, parece ser uma vida horrível, mas eu garanto que você se acostumará. E é temporário, já que quando você foi aprovado, as coisas mudarão para melhor.

Antes de terminar, gostaria que vocês lessem o texto abaixo e vissem o vídeo que eu sempre incluo em minhas aulas. Os meus alunos gostam muito.

Um grande abraço, e fiquem com Deus!

Prof. Bruno Fracalossi

BRUNOFRACALOSSI@PONTODOSCONCURSOS.COM.BR


WWW.FACEBOOK.COM/BRUNO.FRACALOSSIPAES


Peço para refletirem um pouco sobre o momento que estão passando em suas vidas.

Sou estudante como vocês, e sei da extrema dificuldade que é se dedicar ao estudo para um concurso público.

Às vezes, me sinto como se estivesse vivendo em uma bolha, e que o mundo lá fora segue o seu tempo, mas eu fico parado.

Sei da dificuldade de se passar sábados e domingos numa biblioteca, de se chegar do trabalho e não poder dar atenção aos entes queridos, ou fazermos algo que gostamos.

Mas eu lhes digo, queridos amigos, tenham raça, fé, e persistência, pois vale muito a pena. Não conheço sequer uma pessoa que tenha dito, ao menos uma vez, que se arrepende de ter estudado.

O estudo nos eleva, nos torna pessoas melhores, nos traz a evolução pessoal e espiritual.

Blinde-se das cobranças. Releve-as, se possível. Não se deixe afetar pelo negativismo de certas pessoas, pois muitas vezes, essas pessoas, no fundo, queriam ser vocês. Queriam ter a disposição, o caráter, a força de vontade que vocês têm mas que, infelizmente, não é para todos.

Agradeçam a Deus pela sua capacidade de raciocínio ao ler a matéria, pela visão que permite enxergar o conteúdo, e pela sua certeza e perseverança de querer se tornar uma pessoa melhor a cada dia, servindo, como servidor público, ao povo brasileiro!

Segue um vídeo muito bom para te motivar no estudo da nossa aula de hoje:
HTTP://WWW.YOUTUBE.COM/WATCH?V=BVTGM5ETRCM
Fiquem com Deus!!